quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Parque de Jurubatiba vai oferecer passeios de barco e buggy

Série Jurubatiba

Deverá ser publicada no Diário Oficial, nos próximos dias, portaria que autoriza a exploração de serviços turísticos, para a condução de visitantes e para a realização de passeios de buggy e de barco dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A liberação destas atividades propostas pela direção do Parque dá início ao processo de visitação turística organizada, e atende aos anseios de Carapebus e Quissamã em explorar turisticamente o Parque que ocupa grande parte dos dois municípios.

A Portaria vai estabelecer as normas e os procedimentos para o credenciamento e autorização dos serviços de condução de visitantes, transporte em barco para até 10 pessoas e em veículo tracionado 4 X 2 (buggy). Com as novas regras também será possível o aluguel de caiaques, pedalinhos, barcos a vela e kite surf nas lagoas do parque, ou a utilização de equipamento próprio, desde que autorizado. Os condutores de visitantes ficarão à disposição dos turistas, sem que haja a obrigatoriedade de seu acompanhamento. Não será autorizada a utilização de Jet Ski.
O passeio de buggy está restrito ao acesso à Lagoa Preta a partir do balneário João Francisco em Quissamã, num trajeto de 13 km entre o mar e as lagoas do Parque . Já o passeio de barco compreenderá o circuito Lagoa Paulista – Canal Macaé Campos em trecho preservado e ainda navegável até a Lagoa de Carapebus. Os passeios poderão ser feitos entre as quintas-feiras e domingos, podendo ser utilizados, também, embarcações e veículos próprios, através das devidas autorizações e cumprimento das exigências estipuladas na Portaria do Instituto Chico Mendes.

Para o Chefe do Parque, Carlos Alexandre Fortuna, a regulamentação das visitações é um marco na história da unidade. Ele explica que “não é o início da visitação ao Parque, que sempre foi visitado antes mesmo de se transformar numa unidade de conservação, de forma descontrolada, mas a oficialização da visitação com regras e regulamentos”, lembrando, ainda, que foram mantidos os parâmetros contidos no Plano de Manejo.

Os interessados em apresentar propostas para exploração de serviços turísticos no Parque de Jurubatiba devem procurar a administração da Unidade, provisoriamente situada na Praia do Barreto, após a publicação da portaria de regulamentação dos serviços no Diário Oficial, ou pelo telefone 2765.6024. (Fernando Marcelo - Especial Jurubatiba – Conheça na próxima edição o projeto do centro de visitação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba)



Nenhum comentário: